Procedimentos

Para a sua saúde e mobilidade

Medicina do Esporte

A medicina esportiva é um ramo da medicina que trata da aptidão física e do tratamento e prevenção de lesões relacionadas ao esporte e ao exercício. Embora a maioria das equipes esportivas tenha empregado médicos de equipe por muitos anos, foi somente a partir do final do século 20 que a medicina esportiva emergiu como um campo distinto de cuidados de saúde. Em alguns países, a medicina esportiva (ou medicina do esporte e exercício) é uma especialidade médica reconhecida (com treinamento e padrões semelhantes a outras especialidades médicas), enquanto em outros países é uma área de interesse especial, mas não uma especialidade real.

Os profissionais de saúde da medicina do esporte têm treinamento especial para restaurar a função de lesões relacionadas aos esportes, sejam elas em atletas profissionais ou amadores. Eles são especialistas na prevenção de doenças e lesões em pessoas ativas. Fornecem assistência médica abrangente para atletas, equipes esportivas ou indivíduos ativos que simplesmente desejam manter um estilo de vida saudável. Também, tratam crianças e adolescentes envolvidos em esportes e adultos que se exercitam para condicionamento físico.

Qual a diferença entre um médico do esporte e um cirurgião ortopédico? Ambos possuem um grande conhecimento no sistema musculoesquelético. Os médicos de medicina esportiva são especializados no tratamento não cirúrgico de condições musculoesqueléticas. Já os cirurgiões ortopédicos são treinados no tratamento cirúrgico dessas condições. No entanto, aproximadamente 90% de todas as lesões esportivas não são cirúrgicas. O Médico de Medicina Esportiva pode maximizar o tratamento não cirúrgico, orientar encaminhamentos apropriados para terapias físicas e ocupacionais e, se necessário, agilizar o encaminhamento para um cirurgião ortopédico.

O médico do esporte é ideal para fornecer assistência médica abrangente também para não atletas e são excelentes recursos para o indivíduo que deseja se tornar ativo ou iniciar um programa de exercícios mas tem medo de lesões. Para o “atleta de fim de semana” que sofre uma lesão, a mesma experiência usada para o atleta competitivo pode ser aplicada para devolver o indivíduo o mais rápido possível à plena função.

Receba novidades