Procedimentos

Para a sua saúde e mobilidade

Ortopedia e Traumatologia

Trauma é definido como lesão causada por uma fonte externa, e muitas vezes pode ser fatal. No campo da medicina ortopédica, o trauma ou trauma ortopédico é categorizado como uma lesão grave aos elementos do sistema musculoesquelético (músculos, articulações, ligamentos, ossos e tecidos moles). Essas lesões traumáticas são muitas vezes o resultado de um acidente súbito, como uma queda, que requer atenção
médica imediata. Embora nem todas essas lesões causem risco de vida, elas modificam a vida. Portanto, a ajuda de um cirurgião ortopédico é crucial.

Médicos traumatologistas e ortopedistas são únicos devido ao conhecimento detalhado que possuem sobre a anatomia musculo-esquelética e o funcionamento do aparelho locomotor. No que diz respeito a traumatologia, o foco é no tratamento de fraturas ósseas e realinhamento de articulações, a fim de promover a recuperação segura e o retorno da funcionalidade das partes do corpo lesionadas. Sendo assim, tratam pacientes com ossos quebrados e fraturas que envolvem articulações, como quadril, joelho ou ombro. 

O tratamento de uma fratura se concentra em restaurar a função da forma mais rápida e completa possível. Embora muitas fraturas são tratadas sem cirurgia, algumas precisam ser tratadas cirurgicamente para obter resultados ideais. Embora se prefira tratar as lesões com métodos não cirúrgicos, com imobilizações e fisioterapia; no caso de fraturas mais complexas, o tratamento cirúrgico geralmente garante uma recuperação mais completa e permite restaurar a função mais rapidamente e que a recuperação seja a melhor possível. O traumatologista acompanha seus pacientes em todos os estágios de recuperação e orienta a necessidade de auxílio de outros especialistas quando necessário. Mantendo uma relação clara com toda a equipe envolvida no tratamento e reabilitação, se pode garantir que cada paciente receba os cuidados abrangentes necessários para retomar seus estilos de vida ativos.

Na cirurgia ortopédica, por exemplo, um grande exemplo que melhorou consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes foram as próteses articulares. As intensas dores articulares e incapacidade provocada por doenças em fases avançadas como a artrose ou a artire reumatóide hoje são resolvidas através da substituição da articulação doente por uma prótese. A técnica cirúrgica denominada artroplastia tem como principal vantagem poder ser realizada em idosos, desde que não existam contra-indicações, devido ao período pós-operatório relativamente curto e que permite, na maiora das vezes, o paciente caminhar no dia seguinte ao da cirurgia.

Receba novidades