Videoartroscopia joelho
A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico que permite que os médicos visualizem a articulação do joelho sem fazer uma grande incisão (corte) na pele e outros tecidos moles. A artroscopia é usada para diagnosticar e tratar uma ampla gama de problemas no joelho.
Durante a artroscopia do joelho, o cirurgião insere uma pequena câmera, chamada artroscópio, na articulação do joelho. A câmera exibe imagens em um monitor de vídeo e seu cirurgião usa essas imagens para guiar instrumentos cirúrgicos em miniatura.
Como o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos são finos, seu cirurgião pode usar incisões muito pequenas, em vez da incisão maior necessária para a cirurgia aberta. Isso resulta em menos dor e rigidez articular para os pacientes e muitas vezes diminui o tempo necessário para se recuperar e retornar às atividades favoritas.
Quando a artroscopia do joelho é recomendada
A artroscopia do joelho é recomendada se você tiver uma condição dolorosa que não responde ao tratamento não cirúrgico. O tratamento não cirúrgico inclui repouso, fisioterapia e medicamentos ou injeções que podem reduzir a inflamação.
A artroscopia do joelho pode aliviar os sintomas dolorosos de muitos problemas que danificam as superfícies da cartilagem e outros tecidos moles ao redor da articulação.
Procedimentos artroscópicos comuns para o joelho incluem:
- Meniscectomia parcial (remoção do menisco), reparo de um menisco rompido ou transplante de menisco
- Reconstrução de um ligamento cruzado anterior rompido ou ligamento cruzado posterior
- Remoção de tecido sinovial inflamado
- Corte ou reconstrução de cartilagem articular danificada
- Remoção de fragmentos soltos de osso ou cartilagem, como aqueles causados por condromatose sinovial
- Tratamento de problemas de patela (rótula)
- Tratamento da sepse do joelho (infecção)